02/07/2017

ACE promove happy hour para capacitar comerciantes em Holambra

O consultor Eduardo Vilas Bôas apresentou dicas para criar ambiente e atendimento que fidelizam clientes

Da redação

No dia 28 de junho, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Holambra promoveu o Happy Hour com o Comércio – evento com intuito de promover capacitação para que os associados aprendam a lidar com a nova forma de consumo e as exigências das atuais e futuras gerações de consumidores. Ali foram discutidas formas de potencializar negócios no varejo, a experiência de compra do consumidor e a forma como ela interfere no desempenho das vendas e na fidelidade dos clientes.

Em formato de coquetel, seguido de palestra rápida e de conteúdo prático, o happy hour contou com a presença do consultor de visual merchandising Eduardo Vilas Bôas. Ele também é professor do Senac, blogueiro do Estadão e autor do portal MM da Moda, e veio de Campinas (SP) para apresentar a palestra Visual Merchandising – uma revolução na sua loja.

Eduardo respondeu perguntas como: “De que forma transformar aquela simples compra do consumidor numa experiência de satisfação e até encantamento?” e “O que a empresa tem a ganhar com isso?”. Essas questões ganham espaço no mercado varejista, pois, segundo o consultor, quando o consumidor tem interesse pelos produtos  ele se torna cliente da empresa.

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Para o Eduardo, o visual merchandising permite criar um conjunto de sedução para a empresa e produtos. “Isso aumenta a percepção de valor da empresa, facilitando a jornada de compra e tornando o consumo uma experiência prazerosa”, observa. O consultor falou do layout da empresa, ambientação, gestão de cores e da exploração de recursos que atraem o consumidor, tornando o ambiente receptivo.

“Cada vez mais, as lojas vão além dos recursos visuais (vitrines, paredes, decoração) e exploram música e aromas para aumentar a percepção sensorial no ambiente”, explica. O palestrante também orientou os lojistas a evitarem a poluição visual e a reduzir a quantidade de produtos expostos. “A linguagem usada e os produtos expostos devem ser escolhidos de acordo com o público e o objetivo que a loja pretende atingir”, argumenta.

Atenta às dicas do consultor, a empresária Bel Rezende, da Bel Fashion, destaca que irá pôr em prática o que aprendeu no curso. “Saber como ganhar a atenção do cliente é o que todo lojista quer”, comenta. As colegas de trabalho, Suellen Neves (Casa Bela Modas) e Elizabeth Freitas (By Design), encontraram a resposta para várias dúvidas. “A palestra foi fantástica pois pude conhecer mais sobre o uso das cores na criação de vitrines. Amanhã tenho umas dez mudanças que já posso fazer na loja”, relata Suellen.

Pela primeira vez em um evento da ACE, Elizabeth Freitas salienta que a palestra a ajudou muito. “Tinha várias dúvidas sobre como utilizar as paredes e a vitrine, por exemplo; e o consultor esclareceu bem esses tópicos”, finaliza.

Acesse o site da ACE e veja 15 dicas do consultor para construir uma experiência de venda com o consumidor.

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