07/04/2018

60% da população de Holambra é católica

Dados foram divulgados pelo IBGE

Da redação 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em Holambra, 60% da população se declara católica. Isso significa que, dos pouco mais de 14 mil habitantes, 8.400 se declara pertencente à religião. Mesmo sendo uma maioria absoluta e, aparentemente, destoante, o número é ligeiramente menor do que o registrado no Brasil. Segundo dados também do Instituto, a nível nacional, o país possui 64% de católicos.

Logo em seguida, a religião com mais presença na ‘Cidade das Flores’ é a evangélica. De acordo com o IBGE, 14% dos holambrenses seguem as doutrinas de religiões evangélicas, o que significa 1.969 pessoas. O número é bastante expressivo, porém, vale destacar que o termo “Religião Evangélica” abriga diversas religiões, como Assembleia de Deus, Igreja Quadrangular e Igreja Batista.

Inclusive, em muitos censos realizados no Brasil, as religiões protestantes são consideradas evangélicas. Isso ocorre devido ao fato de que a maioria delas, como a Igreja Luterana, assim como a Adventista do Sétimo Dia, englobam doutrinas baseadas também no Novo Testamento, incluindo assim os chamados “evangelhos” (livros de João, Pedro e Mateus).

Em sequência, ainda se baseando nos dados divulgados pelo IBGE, a terceira religião com mais adeptos em Holambra é o espiritismo, com 233 representantes – o que significa 1,6% da população. Já no Brasil, a doutrina espírita abriga 2% da população, ou seja, Holambra apresenta número parecido com o registrado em âmbito nacional.

A fé católica está presente no município holambrense desde o início da imigração holandesa, iniciada há 70 anos. Mesmo tendo a maior parte de sua população ateia (50,1%), a Holanda apresenta grande número de católicos, que compreendem 23,7% de seus habitantes. A religião é a maior do país, tendo menos adeptos apenas do que o ateísmo.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.